SIRAPA

Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA)

A Agência Portuguesa do Ambiente integrou as atribuições e competências do ex-Instituto do Ambiente e do ex-Instituto dos Resíduos. Em consequência, os sistemas de informação existentes, SIPO e SIRER, foram integrados num sistema único, o SIRAPA - Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente.

O SIRAPA está disponível através de um portal da internet de acesso reservado a utilizadores representantes de organizações ou responsáveis de estabelecimentos/instalações com obrigações legais no âmbito do Ambiente.

Estão incluídos no universo dos utilizadores, organizações e estabelecimentos SIRAPA, todos os que estavam registados nos sistemas SIRER (ex-INR) e SIPO (ex-IA).

Assim, existe agora um único portal onde se deve registar e através do qual tem acesso tanto aos dados anteriormente existentes no SIRER como aos formulários do PRTR e REGGE ou o registo das ONGA do SIPO.

Através do SIRAPA a Agência Portuguesa do Ambiente proporciona uma plataforma de comunicação com as entidades clientes e parceiras no âmbito dos vários enquadramentos ambientais. O sistema visa a integração da informação de forma normalizada, facultando um conjunto de serviços aos seus utilizadores, que irá crescendo à medida que o sistema evolui e se consolida.

As entidades registadas no SIRAPA poderão vir a submeter a informação ambiental a que estão obrigadas pela lei, efectuar pedidos de informação ou de licenciamento e consultar o estado da sua resolução ou resposta, aceder à sua informação sobre pagamentos, etc.

Antes de iniciar a utilização do SIRAPA, leia o Guia de Utilização do Sistema Integrado da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA) e o Guia para o Preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)

Os formulários MIRR estão disponíveis para preenchimento em 23 de Março até 31 de Maio de 2009.

Contact Center SIRAPA - 707 201 190

Anexo
pdf Guia de Utilização do Sistema Integrado da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA)
pdf Guia para o Preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)